A história da BEC

A BEC surge da necessidade em responder a um conceito pouco desenvolvido em 1996, o interiorismo e a criação de soluções globais para os seus clientes.
Foi este posicionamento que despertou particular interesse por parte de arquitetos nacionais e internacionais. A confiança depositada pelos clientes e parceiros mantém-se há mais de 25 anos, o que se traduz num enorme orgulho para a BEC.

Beneficiando da localização geográfica das suas instalações em Braga, no norte de Portugal, e das ligações estreitas com os melhores artesãos qualificados, a BEC conta com sólidas parcerias e participações em empresas de eletricidade, ar-condicionado, serralharia decorativa, marmoraria e pedras naturais, que permitem responder aos desafios mais exigentes.

O crescimento da empresa assentou nos primeiros anos na área do retalho, coincidindo com a expansão dos centros comerciais em Portugal. A relação estreita com essa área induziu na estrutura da empresa uma forte sensibilização pelo cumprimento dos prazos e uma grande atenção ao detalhe. Em 2010, a estratégia da BEC correspondeu a uma nova orientação de objetivos, agora também com foco no residencial e hotelaria, reforçando a expansão e internacionalização da empresa com a evolução dos vários departamentos especializados que deram origem a novas estruturas independentes, nomeadamente a BEC-Carpintaria, a BEC-Climatização (AVAC), a BEC France e a ConstruBEC em Marrocos, criando ainda um departamento de assistência técnica que amplia o relacionamento com o cliente para além da entrega do projeto, garantindo um atendimento único.

Ao longo dos anos, a BEC conquistou clientes europeus e de outros pontos do mundo e todos eles elegem a BEC como predileta na execução e gestão de obras de interiorismo, e também por isso, de forma a responder às necessidades administrativas e estar mais próxima das operações internacionais, foram criadas sucursais em França, Reino Unido e Marrocos.

1996
Fundação da BEC
2001
Primeira obra internacional
2007
Entrada no mercado Inglês
2008
Inauguração de novas instalações e unidade fabril de 3500 m²
2008
Certificação pela norma NP EN ISO 9001
2010
Entrada no mercado Francês
2014
Entrada no mercado Marroquino
2015
Criação da BEC France em França, com escritórios em Paris
2015
Criação da ConstruBEC em Marrocos
2015
Início da Parceria com a AD Intérieurs
2019
Abertura de sucursal em Londres, no Reino Unido
O fundador da BEC

Paulo Baptista

Em 1996, Paulo Baptista, engenheiro de formação e filho de um marceneiro, após uma experiência de cinco anos na indústria da construção civil, funde uma empresa capaz de oferecer projetos chave-na-mão com decoração e mobiliário incluído, aliando a sua paixão por arquitetura de interiores à sua formação académica. Assim nasceu a BEC.

Para além de fundar a sua própria empresa, Paulo Baptista aliou-se a parceiros estratégicos e assumiu participações em empresas de eletricidade, ar-condicionado, serralharia decorativa, marmoraria e pedras naturais. Para dar resposta aos altos padrões de qualidade exigidos pelos clientes, percebeu que a BEC deveria contar com uma unidade de carpintaria própria de forma a controlar completamente todos os detalhes da produção. Do trabalho do seu pai, aprendeu a importância dos detalhes e da sua experiência na construção civil, a importância e capacidade no cumprimento de prazos.

Marcas de moda, restaurantes e arquitetos, valorizam antes de mais a sua competência em todos os ofícios, com prazos e orçamentos cumpridos, aliados à transparência, confiabilidade e flexibilidade, algumas das qualidades agora referidas pelos arquitetos de interiores com quem tem trabalhado.

Soluções

Autênticas e exclusivas

Hoje a BEC é uma empresa certificada e conta com uma unidade de produção inovadora, mais de 60 profissionais e 3.500m² com equipamentos de última geração. Madeira, ferro, aço inox, alumínio, vidro, pele, tecidos, acrílico, são algumas das matérias-primas criteriosamente selecionadas por profissionais especializados que concretizam as ideias e projetos desenvolvidos em ateliês e gabinetes de arquitetura de referência nacional e internacional. Aperfeiçoando e apresentando todos os dias soluções e produtos inovadores sempre com o objetivo de evidenciar a qualidade, o design e a funcionalidade. Os resultados traduzem-se em autenticidade e exclusividade quer ao nível das soluções, dos acabamentos de excelência, como na comunicação no decorrer de cada projeto e que evidenciam a capacidade da BEC na organização e integração de diferentes equipas.

Nos próximos anos a BEC continuará a investir na inovação e expansão, não só para mercados internacionais como em novas instalações com 5500m², que irão acolher a sede da empresa e novas unidades industriais internas de carpintaria, marcenaria e serralharia decorativa.